SAÚDE MENTAL SERÁ O TEMA DO PARLAMENTO JOVEM 2022

ESTUDANTES DE TODO O ESTADO ESCOLHERAM O ASSUNTO EM VOTAÇÃO REMOTA REALIZADA NESTA QUINTA-FEIRA (30).

A edição de 2022 do Parlamento Jovem de Minas (PJ Minas) discutirá “Saúde mental do jovem”. O tema foi escolhido pelos estudantes em reunião remota realizada nesta quinta-feira (30/9/21). O processo virtual permitiu a participação de 230 alunos de todo o Estado, quase o dobro dos votos registrados nas edições presenciais.

O PJ Minas é um projeto de educação política e cidadã realizado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), por meio da Escola do Legislativo, em parceria com a PUC Minas e câmaras municipais.

“Saúde mental do jovem” recebeu 136 votos ou quase 60% do total. Estudantes de oito polos regionais do projeto fizeram a defesa dessa opção. Na reunião realizada pelo aplicativo Zoom e acompanhada pelo canal da Escola no Youtube, os alunos apresentaram argumentos em favor do tema e destacaram sua pertinência, sobretudo no momento de isolamento social provocado pela pandemia de Covid-19.

Defesa – Iago Cordeiro, do Polo Jequitinhonha, relatou o suicídio de duas pessoas conhecidas. Para ele, todos estão tentando se livrar de seus demônios internos nesse momento, mas isso nem sempre acontece. “Essa pauta vem desde o homo sapiens, mas, agora, os jovens são capazes de manter esse diálogo”, opinou.

Jamilly Alexya, do polo Metropolitano, também perdeu uma amiga, que tirou a própria vida. “Essa discussão é urgente. Precisamos cuidar de nós”, defendeu. Júlia Lima, Sudoeste, e Samuel Reis, do Médio Espinhaço, citaram a influência das redes sociais, com seus influenciadores e celebridades de vida aparentemente perfeita e diferente da realidade.

Samuel Reis e também Rafael Augusto, do Zona da Mata II, acrescentaram que a saúde mental ainda é um tema tabu, associado, muitas vezes, à frescura e até à falta de Deus. Com isso, muitos jovens se isolam nesse sofrimento.

Emoção – O anúncio do tema vencedor foi feito pela gerente-geral da Escola do Legislativo, Ruth Schmitz. Segundo ela, esse assunto surgiu de diversos polos e ganhou força ao longo das discussões, provando ser um tema importante no atual contexto. Ela também destacou a emoção de vários jovens com a divulgação do resultado. “O PJ Minas é assim, feito com a troca de ideias, com argumentos e também com a maturidade para mudar de opinião. Assim aprimoramos as escolhas”, afirmou.

Também concorreram na votação os temas “Jovem e Mercado de Trabalho”, que recebeu 58 votos, e “Educação inclusiva: acessibilidade e sistemas alternativos de comunicação”, que ficou com 36. A votação foi feita por formulário eletrônico, após intensa campanha feita nas redes sociais nos últimos dias e até mesmo no chat da transmissão.

Fonte: www.almg.gov.br