PROJETO QUE CRIA BIBLIOTECA PÚBLICA NA CÂMARA É APROVADO

COM A APROVAÇÃO DO PROJETO, APÓS VÁRIOS ANOS A COMUNIDADE ITAUENSE VOLTARÁ A CONTAR COM UMA BIBLIOTECA PÚBLICA: VITÓRIA DA CIDADANIA, DA EDUCAÇÃO E DA CULTURA!

Na terça-feira (19), já em segunda votação, a maioria dos Vereadores aprovou o Projeto de Resolução Nº 9/2021, de autoria da Mesa Diretora, que cria a Biblioteca Pública no âmbito da Câmara Municipal de Itaú de Minas. A primeira votação do Projeto ocorreu duas semanas antes, no dia cinco de outubro.

Vale lembrar que a Resolução Nº 260/2019, que criou a Escola do Legislativo, já previa a criação e a manutenção de uma biblioteca na Câmara de Itaú de Minas, que, por sua vez, deveria dispor de um banco de informações e referências bibliográficas voltadas para questões e assuntos atinentes à política e à legislação brasileira. Todavia, em razão da recente parceria firmada com o Executivo Municipal e, tempos depois, com as Obras Sociais São Domingos Sávio, novos horizontes e possibilidades de abriram para a Escola do Legislativo da Câmara e para a população itauense que, infelizmente, já há vários anos não contava com uma biblioteca pública.

Desse modo, à Assessoria de Comunicação e Imprensa da Câmara a Presidente da Mesa Diretora, Vereadora Cláudia Calixto, explicou que essa nova Resolução veio tão somente para institucionalizar a Biblioteca Pública na sede da Casa Legislativa, possibilitando e garantindo que o seu acervo seja, por exemplo, renovado e posto à disposição da comunidade, especialmente à classe estudantil.

Para Cláudia Calixto, que é professora, a sociedade não está pronta para abandonar os livros físicos e provavelmente nunca estará. Assim, ela reforça que a biblioteca pública, em especial, tem como função proporcionar o desenvolvimento intelectual, proliferar o conhecimento e preservar a cultura local, sendo um espaço físico de fundamental importância para o desenvolvimento da comunidade.

Por fim, a Presidente da Câmara informou, ainda, que a previsão é que nova Biblioteca Pública de Itaú de Minas abrigue a antiga Sala de Internet do Programa Cidadão do Amanhã, disponibilizando aos usuários, em um espaço adequado, equipamentos com acesso à rede mundial de computadores. Dessa forma, além do acesso ao acervo físico da Biblioteca, os frequentadores também terão acesso a acervos digitais, como o do Senado Federal, da Biblioteca Nacional e de diversos outros repositórios online.

Seja você, também, um parceiro da Biblioteca Pública da Escola do Legislativo da Câmara; doe livros e escreva uma página bonita na história da sua vida. Para saber mais, entre em contato pelo Telefone / WhatsApp (35) 3536-1664.