Plenária Estadual do PJ Minas é adiada para novembro

Medida busca dar aos municípios mais tempo para realização das atividades, prejudicadas pela pandemia.

A Plenária Estadual do Parlamento Jovem de Minas (PJ Minas) 2020/2021, prevista para setembro, foi adiada para 26 de novembro deste ano. O objetivo é ampliar o prazo para que os municípios participantes realizem as atividades programadas, que foram interrompidas ou prejudicadas pela pandemia de Covid-19.

A necessidade de adiamento da etapa final já vinha sendo percebida pelos coordenadores do projeto, mas ficou evidente durante as visitas técnicas virtuais, realizadas na primeira quinzena deste mês, conforme destaca o coordenador estadual, Ricardo Moreira, da Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

Na terceira das 16 visitas, a equipe já estava certa de que seria preciso adiar. A Onda Roxa e o fechamento das escolas prejudicara o cronograma nos municípios”, explicou Ricardo, referindo-se à fase de maior restrições determinada pelo Governo de Minas, em função da pandemia.

Entenda – O PJ Minas é um projeto de educação para a cidadania voltado para estudantes do ensino médio, realizado pela ALMG em parceria com a PUC Minas e câmaras municipais. Neste ano, terá continuidade a 17ª edição do projeto, iniciada em 2020. Participam 123 cidades, sendo 37 novatas, distribuídas em 17 polos regionais. O tema desta edição é Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

Alunos formados poderão participar

Outras medidas também foram adotadas para ampliar as possibilidades de realização do projeto no interior. Uma delas prevê que a alunos do 3º ano do ensino médio que iniciaram a edição em 2020 poderão dar continuidade em 2021, mesmo que já tenham se formado.

Em Capelinha (Vale do Jequitinhonha), essa alternativa já vinha sendo utilizada para ampliar a participação. A coordenadora do PJ Minas local, Maria Salomé Sampaio, relata as dificuldades de mobilização dos estudantes após o fechamento das escolas e argumenta que todas as alternativas devem ser consideradas.

Como o município não conseguiu avançar com o projeto em 2020, por falta de estrutura para atividades on-line, a coordenação também aceitou alunos que queriam iniciar a edição neste ano. “O tema Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável é relevante. E agora já estamos concluindo o diagnóstico local”, comemora.

Para Salomé, o adiamento da Plenária Estadual também foi providencial. “Há municípios no nosso polo (Alto Jequitinhonha) que, só agora, estão conseguindo fazer o lançamento do projeto”, afirma.

Plenárias municipais serão facultativas

Ainda como forma de facilitar a organização do projeto no interior, as plenárias municipais do PJ Minas serão facultativas nesta edição e poderão ter arranjos diferentes, a critério de cada polo ou câmara municipal. As plenárias regionais permanecem.

O Polo Sudoeste, que tem o maior número de cidades desta edição, já havia planejado as plenárias municipais e três sub-regionais, mas vai adiar a programação. A coordenadora do Polo, Taís Ferreira, de Poços de Caldas (Sul de Minas), tem esperança de poder fazer atividades presenciais em agosto, deixando as plenárias para setembro e outubro.

Segundo ela, reuniões ainda serão realizadas para o acerto final do novo cronograma, mas os municípios que não conseguirem fazer a plenária serão orientados a realizar, pelo menos, um evento de entrega de propostas e eleição de delegados. “É importante ter essa presença em cada município”, avalia.

Outra orientação repassada às câmaras municipais é sobre a mobilização direta dos jovens, sem depender de parcerias com as escolas, já que elas ainda estão fechadas.

Superação – Ao avaliar as mudanças, o presidente da Assembleia, deputado Agostinho Patrus (PV), parabenizou todos os envolvidos no PJ Minas, que, mesmo com as limitações impostas pela pandemia, estão se organizando e avançando no desenvolvimento do projeto. Ele citou como exemplo a realização das visitas técnicas remotas.

"No desenvolvimento do Parlamento Jovem, todos aprendem muito; não só os alunos, mas professores e coordenadores também. O número de câmaras municipais envolvidas diretamente no trabalho é garantia de pluralidade das discussões e reflete a diversidade do Estado", declarou.

FONTE: https://www.almg.gov.br/acompanhe/noticias/arquivos/2021/06/23_pj_minas_mudanca_data_plenaria_estadual?fbclid=IwAR23CUht7fXAzXCSd579Eh9gEpXhzu01V1N_bMi2Qay_W2qr25DqdiRTNjA