PARLAMENTO JOVEM RETOMA AS ATIVIDADES PRESENCIAIS

COM O RETORNO DAS OFICINAS NA CÂMARA E COM A APROXIMAÇÃO DA PLENÁRIA ESTADUAL, O SEGUNDO SEMESTRE TEM SIDO BASTANTE AGITADO PARA OS PARTICIPANTES DO PJ MINAS.

O Parlamento Jovem de Minas é hoje uma ampla rede de comunicação e aprendizado. A Edição 2021 conta com mais de uma centena de Câmaras Municipais e milhares de jovens que representam todas as regiões do Estado.

Em Itaú de Minas, com a Pandemia sendo controlada e com a progressão do Município para Onda Verde do Programa Minas Consciente, desde agosto as oficinas deixaram de ser remotas e passaram a acontecer de forma presencial, no Plenário da Câmara. De lá pra cá, muita coisa já aconteceu, fazendo com que o segundo semestre dos participantes seja bastante movimentado e produtivo.

Além das oficinas de formação temática e de elaboração de propostas, que acontecem desde o dia 05 de agosto, no dia 02 de setembro os alunos participaram do Encontro Regional do Polo Sudoeste, realizado na cidade de Guaxupé. Na ocasião, os jovens puderam participar de uma palestra e assistir a um documentário no período da manhã e, após o almoço, fizeram uma visita técnica à Usina de Triagem e Reciclagem de Lixo daquela cidade, onde conheceram o trabalho da Associação de Agentes Ambientais e da ONG Recicleiros.

Encontro PJ

Já no dia 29 de setembro, a Câmara de Itaú de Minas sediou a Plenária Intermunicipal do Parlamento Jovem, que contou com a participação de estudantes itauenses e da cidade de Passos que, por sua vez, participa pelo primeiro ano do projeto. Nesse evento, os jovens parlamentares analisaram, debateram e votaram as propostas apresentadas por eles durante o ano acerca do tema Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Foram 43 propostas no total e dessas, após inúmeros destaques apresentados pelos alunos, 12 foram selecionadas, sendo 4 para cada subtema: (1) Mudanças Climáticas e Proteção da Biodiversidade, (2) Práticas Sustentáveis e Desenvolvimento Econômico, (3) Recursos Hídricos e Saneamento Básico.

Mesa de Trabalhos

A Plenária Intermunicipal foi transmitida ao vivo para as redes sociais e contou com a presença de diversas autoridades de Itaú de Minas e região. Estiveram presentes a Presidente da Câmara Municipal de Itaú de Minas, Vereadora Cláudia Calixto Simão Fonseca, a Vereadora Maria Elena Faria Fraga, o Prefeito Municipal, Norival Francisco de Lima, o Vice-Prefeito, Matheus Vilela Silva, o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Passos, Vereador Michael Silveira, e a Vereadora Cristiane, da cidade de Capitólio.

As 12 propostas priorizadas pelos estudantes nessa primeira etapa foram encaminhadas para a Escola do Legislativo de Poços Caldas, onde será realizada a Plenária Regional do Parlamento Jovem nesta sexta-feira, dia 08 de outubro. Itaú de Minas será representado por 5 jovens: Alana de Paula Thomé, João Pedro Delpasso Canaval, Júlia Beatriz Lima, Júlia Silva Suruagy e Pedro Vitor Aparecido Ferreira.

De acordo com a Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, coordenadora do Parlamento Jovem, a Plenária Estadual, última etapa da edição 2021 do projeto, deve acontecer no dia 26 de novembro, em Belo Horizonte.