ESCOLA DO LEGISLATIVO E PARLAMENTO JOVEM ELABORAM INFORMATIVO

O impresso será distribuído quinzenalmente para os alunos do ensino médio das redes pública e particular de ensino.
ESCOLA DO LEGISLATIVO E PARLAMENTO JOVEM ELABORAM INFORMATIVO

Informativo Folha Jovem

A iniciativa para a elaboração e distribuição do Informativo surgiu entre os alunos do Parlamento Jovem de Itaú de Minas (PJ Minas) e, através da Escola do Legislativo da Câmara (Elegis Itaú), pôde se tornar realidade.

Todo o conteúdo do impresso, batizado de “Folha Jovem”, é desenvolvido pelos próprios alunos do PJ Minas sob a orientação e supervisão dos coordenadores da Elegis Itaú.

A primeira edição foi lançada ainda antes das férias escolares, tamanha era a motivação dos cerca de quarenta alunos participantes do Programa de formação política e cidadã mantido pela Câmara Municipal de Itaú de Minas. Já a segunda e mais recente edição, foi lançada na última semana e destacou os treze anos da Lei Maria da Penha. Inclusive, laços da cor lilás foram confeccionados e distribuídos pelos alunos em comemoração ao “Agosto Lilás”, mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher.

A próxima publicação já está sendo preparada pelos alunos e a ideia é que os assuntos mais importantes vivenciados por eles se transformem em notícias, fazendo com que o cotidiano das escolas seja retratado e divulgado para cada vez mais leitores.

Além do Informativo, no último semestre, a Elegis Itaú, através de um convênio firmado junto a Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, ofereceu três cursos aos alunos do ensino médio matriculados no PJ:

• Linguagem e Parlamento - Produção Textual e Escrita
  • É Você que Faz Política
  • Dinâmica dos Grupos de Trabalho e da Plenária Estadual

Todos os cursos foram gratuitos e puderam ser realizados através da internet. Os alunos que concluíram as atividades receberam seus respectivos certificados.