ITAÚ DE MINAS É DESTAQUE NA PLENÁRIA REGIONAL DO PJ MINAS

A Plenária Regional do Polo Sudoeste do Parlamento Jovem de Minas foi realizada em Guaxupé e marcou a primeira participação dos alunos itauenses no evento.
ITAÚ DE MINAS É DESTAQUE NA PLENÁRIA REGIONAL DO PJ MINAS

Polo Sudoeste PJ Minas

Concluídas as Plenárias Municipais, o Parlamento Jovem de Minas (PJ Minas) deu início, em agosto, às atividades da etapa regional. O projeto de educação política e cidadã é realizado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), por meio da Escola do Legislativo, em parceria com a PUC Minas e com as Câmaras Municipais.

Neste ano, a iniciativa tem como tema a DISCRIMINAÇÃO ÉTNICO-RACIAL e mobiliza 94 municípios, agrupados em 16 polos regionais.

Assim sendo, cerca de 40 alunos itauenses, todos integrantes do Parlamento Jovem de Minas, estiveram na cidade de Guaxupé, na última quarta-feira, 14 de agosto. Na ocasião, juntamente com os representantes das cidades de São Sebastião do Paraíso, Poços de Caldas e Guaxupé, eles participaram da Plenária Regional, considerada pelos Jovens Parlamentares uma das fases mais importantes do PJ Minas.

A etapa regional foi constituída por dois momentos distintos: na parte da manhã, os jovens foram divididos em três grupos, de acordo com cada subtema, onde os estudantes debateram e priorizaram as propostas apresentadas por cada um dos quatro municípios; já à tarde, uma grande plenária foi realizada, com a apresentação e votação dessas propostas.

Ao todo, quatro propostas foram priorizadas, passaram a compor o Documento Regional e seguirão para a Plenária Estadual, que acontecerá entre os dias 18 e 20 de setembro, em Belo Horizonte. As propostas são as seguintes:

SUBTEMA 1 - Desigualdades Socioeconômicas

1 - Acompanhamento pedagógico para imigrantes, disponibilizando professores do sistema público estadual e municipal com aprofundamento na área da linguagem, de forma a gerar símbolos de reconhecimento para essa população no sentido motivacional e de inovação social.

2 - Criação de incentivos fiscais e financeiros à empresas privadas que promovam atos de equiparação social e salarial e, ainda, que tenham interesse em custear bolsas de estudos para alunos socioeconomicamente vulneráveis.

SUBTEMA 2 - Violências por motivo étnico-racial

3 - Criação de uma linha direta que possibilite a denúncia de crimes raciais, que trabalhará junto com departamentos especializados em cibercrimes, além de amparo psicológico por um servidor de saúde.
SUBTEMA 3 - Direito às identidades e à diversidade cultural

4 - Criação de programa cultural onde o estado deverá destinar 15% da verba já existente para festivais locais às comunidades afrodescendentes, indígenas e outras etnias menos favorecidas, com o auxílio de instituições governamentais e não governamentais de seus hábitos, costumes e religião, havendo um novo olhar para suas culturas.

PJ MINAS 2020

As plenárias regionais são fundamentais para fortalecer o projeto e propiciar que estudantes de outras cidades possam participar ativamente das discussões temáticas do Parlamento Jovem de Minas, que, nesta edição, tem 24 municípios que participam do projeto pela primeira vez, incluindo Itaú de Minas.

Além da escolha das propostas, na Plenária Regional os estudantes escolheram os jovens que irão à Plenária Estadual e definiram, também através do voto, uma sugestão de tema para o PJ Minas 2020, que deve levar em conta aspectos como originalidade, relevância social e viabilidade.

Os Jovens Parlamentares eleitos para representar o Polo Sudoeste na Plenária Estadual, em Belo Horizonte, são:

• ITAÚ DE MINAS: Camilly Vitória Pereira Pazotte da Silva
  • SÃO SEBASTIÃO DO PARAÍSO: Marcelina Barbosa Freitas Ramos
  • POÇOS DE CALDAS: Laura Alves da Costa e Luna Bernardo de Andrade Sousa
  • GUAXUPÉ: Maria Gabriela Claudino Barros e Amanda Marques Ferreira

E dentre as sugestões cogitadas para o tema de 2020, há propostas que dizem respeito a situações com as quais muitos estudantes têm se deparado, como a pressão psicológica e a depressão na adolescência. A inserção dos jovens no mercado de trabalho e a sua formação educacional também despertaram a atenção dos participantes nesta edição.

Nesse cenário, o tema eleito pelos Jovens Parlamentares do Polo Sudoeste foi DEPRESSÃO E SAÚDE MENTAL. Essa proposta será levada, agora, à Plenária Estadual, onde concorrerá com os temas propostos pelos demais polos participantes.

Próximos Passos

Tamanha foi a aceitação e o envolvimento dos alunos e das Escolas em Itaú de Minas, que, embora só restem mais duas atividades oficiais do PJ Minas em 2019 - a Plenária Estadual e o encerramento do programa, que ocorrerá em novembro - as oficinas do Parlamento Jovem na cidade continuarão acontecendo periodicamente na Escola do Legislativo da Câmara Municipal (Elegis Itaú).

E dentre as atividades mantidas pela Elegis Itaú, os Jovens Parlamentares continuarão envolvidos na confecção, impressão e distribuição às instituições de ensino médio de um informativo quinzenal e, além disso, duas cartilhas temáticas e uma exposição sobre política deverão ser elaboradas pelos estudantes até o final do ano.

Partida para a Plenária Regional

Plenária Regional