CÂMARA DE ITAÚ PROMOVE ATIVIDADES DO OUTUBRO ROSA

DURANTE TODO O MÊS OUTUBRO O LEGISLATIVO MUNICIPAL PREPAROU UMA SÉRIE DE AÇÕES VISANDO A CONSCIENTIZAÇÃO E A PREVENÇÃO AO CÂNCER DE MAMA E AO CÂNCER DE COLO DE ÚTERO.

O movimento conhecido como Outubro Rosa nasceu na década de 1990 nos EUA com o objetivo de estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente em diversos países e estimula o compartilhamento de informações sobre o câncer de mama, promove a conscientização sobre a doença, proporciona maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribui para a redução da mortalidade.

De acordo com os dados recentes do Instituto Nacional de Câncer (INCA), a partir de 2018, estima-se que cerca de 59.700 novos casos de câncer de mama sejam diagnosticados no Brasil por ano. O número indica que a cada 100 mil mulheres, cerca de 56 desenvolvem a condição.

Os dados alarmantes posicionam a neoplasia como a segunda que mais acomete mulheres em todo o mundo. Diante da realidade, a melhor medida continua sendo a prevenção.

Atualmente, além de ações relacionadas ao câncer de mama, o Outubro Rosa também trata da prevenção e do diagnóstico precoce ao câncer do colo do útero. É um mês inteiro dedicado à disseminação de informações sobre os direitos e a importância de olhar com atenção para a saúde da mulher.

A Câmara de Itaú de Minas também entrou nesta luta e vem promovendo a Campanha do Outubro Rosa por meio das suas redes sociais e canais de comunicação. O primeiro passo desse trabalho aconteceu na última sexta-feira (01/10), quando a iluminação externa da Casa Legislativa ganhou a tonalidade rosa.

Outubro Rosa

Além disso, foram confeccionados e estão sendo distribuídos em toda a cidade seis mil folders alertando sobre a necessidade de prevenção e de diagnóstico precoce da doença. Nessa peça informativa, a Câmara lembra da necessidade de se cuidar e cita os principais sintomas da doença e os cuidados para se prevenir.

Outra ação importante aconteceu durante as Sessões Extraordinária e Ordinária da última terça-feira (05/10), quando Vereadores e Servidores participaram das reuniões usando camisetas rosas para reforçar a campanha.

De acordo com a Presidente da Casa, Vereadora Cláudia Calixto, o Legislativo Municipal apoia essa causa de forma incondicional e ações dessa natureza continuarão sendo realizadas durante todo o mês de outubro para lembrar que “a prevenção é o melhor caminho e que quem ama, se cuida”.